Diferenças dos tipos de vidros

tipos de vidroO vidro é um material bastante versátil e utilizado com grande frequência em projetos arquitetônicos e construções civis. Existem diversos tipos de vidros, que podem apresentar diferenças desde a forma de fabricação até o acabamento e aplicação de películas. Cada tipo de vidro possui uma diferente vantagem em sua aplicação, que pode determinar os casos em que é mais recomendado utilizar um tipo específico deles. A seguir entenda as diferenças e os benefícios entre o vidro comum, laminado e temperado.

Vidro FLOAT (comum)

O vidro FLOAT ou comum é aquele que mais encontramos em nosso dia a dia, pois é utilizado na fabricação de diversos objetos como copos, garrafas, jarras, telas de dispositivos eletrônicos, e até mesmo portas e janelas, já que este tipo de vidro pode também ser utilizados em projetos de construções e reformas, mas sempre levando em conta a fragilidade deste material, e a característica de formar cacos pontiagudos ao quebrar.

Vidro laminado

O vidro laminado é produzido com um “sanduíche” de materiais, onde é colocada uma placa de vidro de cada lado e uma camada de PVB (polivinil butiral) entre elas.

Pode ser considerado como um tipo de vidro que, quando utilizado em construções, garante maior segurança por conta de sua menor fragilidade em relação ao vidro comum. A característica de menor fragilidade se deve ao fato desta fabricação sanduíche, que também ajuda na diminuição do vazamento de som e proteção contra os raios UV (ultra violeta).

Outra vantagem deste tipo de vidro é que, ao quebrar, a camada de PVB segura os cacos de vidro impedindo que se espalhem.

A categoria dos vidros laminados se ramificam em uma série de composições, podendo ser laminado de vidros comuns, laminado de vidros temperados, os quais podem variar também de cores e espessuras.

Vidro temperado

Este é um tipo de vidro que, assim como o laminado, oferece um maior nível de segurança, porém com maior resistência. Essa característica se deve ao fato de ele ser cinco vezes mais resistente do que o vidro comum, por sua forma de fabricação.
Para produzir o vidro temperado, o material é submetido a um choque térmico muito forte, e é este procedimento que garante a maior resistência do vidro.

Por possuir essa característica, este tipo de vidro também é altamente indicado para ser utilizado em construções e obras.

Posts recentes

Deixe um comentário